Liberação Miofascial
A liberação miofascial é uma técnica que tem como objetivo restaurar o movimento entre os tecidos do corpo como a pele, músculos e a fáscia. Esse último é um tecido extremamente importante pois ele se conecta com a pele, com as camadas musculares, com os órgãos e com a medula espinhal. Ou seja, ele está presente em todo nosso corpo. E diferentemente dos músculos, que tem origem e inserção (começam e terminam em algum ponto do corpo), a fáscia não, ela é contínua por todo nosso corpo.
E o que seria essa técnica de liberação? E para que serve?
A liberação tem como principal objetivo restaurar o movimento entre os tecidos do corpo. As dores articulares ou musculares quase sempre estão relacionadas com uma alteração no tecido miofascial. E esse bloqueio na fáscia gera uma alteração do movimento da articulação o que vai levar a uma sobrecarga articular e consequentemente dor.
Um exemplo bem didático é o caso de uma mulher que realizou uma cesárea para o parto do seu filho. Nessa cirurgia é realizado um corte na região da barriga mais inferiormente, e após o nascimento esse corte é costurado. Porém para a realização dessa cirurgia diversas camadas de tecido precisam ser cortadas, e entre elas está a fáscia. Após a sutura dessa cicatriz é fundamental fazer um trabalho de liberação dessa cicatriz, uma vez que com uma diminuição de movimento na região da barriga pode gerar dores em outras regiões do corpo. Me lembro de uma paciente que havia feito essa cirurgia que estava com dores no ombro direito, ela é professora e utiliza muito o braço direito para escrever na lousa. E ao restaurar a mobilidade dessa cicatriz, ela já obteve um movimento dos ombros mais indolor e com uma amplitude maior.
Uma maneira de explicarmos como acontece essa alteração é fazendo um pequeno teste em casa mesmo. Puxe sua camiseta para baixo, mantenha nessa posição e tente levar o braço o mais alto que puder. Como a camiseta está muito esticada e não tem flexibilidade você vai precisar fazer muito mais força no ombro, compensar um pouco com a coluna para então elevar esse braço o mais alto. A liberação miofascial vai agir para “soltar” a camiseta e assim promover uma maior liberdade tecidual.
A liberação miofascial pode ser realizada de maneira manual ou instrumental. Aqui na clínica é utilizado a técnica instrumental que é mais precisa e mais eficaz do que a manual. São pequenos instrumentos que são utilizados para fazer o trabalho de liberação nos 3 planos de movimento do corpo, gerando assim uma maior efetividade da técnica.
Por ser uma técnica com Strokes (gestos feitos com o instrumento) de maneira suave, o paciente não sente muitas dores durante o procedimento. E após o término da sessão já apresenta uma melhora da dor e dos movimentos de maneira muito significativa.
E quais pacientes podem se beneficiar dessa técnica?
Todos os pacientes que apresentem dores, sejam elas de origem articular, ou de origem muscular, ligamentar.
Inicialmente são realizados alguns testes afim de identificar onde será necessário a realização da técnica, e após o término da sessão o paciente é reavaliado afim de identificar a melhora da dor e do movimento doloroso.
Quer saber um pouco mais sobre a liberação miofascial?
https://valorefisioterapia.com/o-que-e-liberacao-miofascial-instrumental/