Hérnia de disco

Você já teve ou conhece alguém que teve diagnóstico de hérnia de disco e você ou essa pessoa ficaram muito assustadas? Infelizmente muitos pacientes estão ficando com muito medo de realizar algumas atividades após ter esse diagnóstico. Mas será que quem tem hérnia de disco está destinado ao repouso, as dores contínuas? Não! Não é bem assim e nesse artigo vou esclarecer alguns pontos.

Inicialmente vamos deixar claro o que é a tão falada hérnia de disco. O disco intervertebral é uma estrutura que se localiza entre as vértebras da coluna vertebral. E tem como principal função a absorção de impacto, ou seja, ele serve como um amortecimento da coluna. E a hérnia se da quando esse disco escorrega, pressiona ou entra dentro do canal medular (medula espinhal) e acaba gerando uma compressão neural. O primeiro ponto importante para esclarecer é que nem toda hérnia de disco dói, por mais estranho que essa frase possa parecer. O fato de ter um disco pressionando o canal medular não necessariamente causa dor, isso por que nosso corpo pode se adaptar a essa condição e assim não gerar estímulos dolorosos. De fato, existem muitos artigos que comprovam essa situação em que pessoas com uma hérnia não apresentavam dor. 

Um segundo ponto muito importante diz respeito sobre o prognóstico da hérnia. Existem tamanhos diferentes de hérnia, e quanto maior essa hérnia, ou seja, quanto mais esse disco estiver tocando a medula espinhal maior será a probabilidade dessa hérnia regredir. Ou seja, o nosso corpo tem a capacidade de reabsorver a hérnia naturalmente, e em grandes protusões essa chance é ainda maior. Portanto uma hérnia não é um diagnóstico para a vida toda, ela pode sim ser reabsorvida pelo corpo e assim retornar ao posicionamento original.

Uma questão muito falada é sobre o impacto que algumas atividades promovem no nosso corpo e se esse impacto é prejudicial ou não. Infelizmente ainda é orientado a muitas pessoas que parem de correr, saltar, ou outras atividades que aumentem o impacto no nosso esqueleto e troquem por atividades feitas na água, como hidroginástica. Mas se o impacto fosse realmente um grande problema nós deveríamos viver numa piscina para acabar de vez com o impacto. Um estudo que avaliou a qualidade do disco intervertebral em corredores amadores, corredores profissionais e pessoas sedentárias encontrou como resultado que os melhores níveis de hidratação do disco eram das pessoas que praticavam a corrida de maneira amadora e o pior grupo se deu nos pacientes que eram sedentários, o que faz com que o argumento de que a corrida seja prejudicial ao disco cair por terra. 

E o tratamento é sempre cirúrgico? Não! Mais de 90% das hérnias de disco têm sucesso no tratamento conservador, ou seja, Fisioterapia! Apenas cerca de 4% das hérnias precisam de tratamento cirúrgico.

Outro ponto muito importante é sobre o tempo de tratamento da hérnia de disco. Em pessoas que estejam com uma dor aguda, de início menor do que 30 dias, o tratamento tem em média 6 semanas de duração. E durante o tratamento é fundamental associar exercícios específicos, afim de restaurar o movimento normal da coluna vertebral e assim diminuir a inflamação e o quadro de dor. 

E no que consiste esse tratamento. Em muitos casos o paciente pode apresentar um movimento da coluna vertebral que promove um alívio da dor, e esse movimento deve ser encorajado e realizado durante as sessões e em casa, afim de promover uma melhora dos sintomas. Juntamente com os exercícios são realizados técnicas de terapia manual, que tem como objetivo melhorar a qualidade de movimento entre os níveis da coluna vertebral, promovendo uma melhora do movimento articular. Outra ferramenta muito importante é a educação em dor, e isso se dá com orientações sobre como nossa coluna é forte, resistente e capaz de suportar as atividades do nosso dia a dia, sejam elas esportivas ou não.

Portanto se você conhece alguém que está com hérnia de disco e está com medo do prognóstico envie esse artigo para ela para que ela possa entender melhor o que é e o que pode ser feito para o tratamento.

https://bvsms.saude.gov.br/hernia-de-disco/

Somos uma clínica de alta performance com foco na dor, com especialização em fisioterapia e quiropraxia (sem estalos), oferecendo os melhores tratamentos e uma rápida solução para o seu bem-estar.

Siga-nos nas
Redes Sociais:

Somos uma clínica de alta performance com foco na dor, com especialização em fisioterapia e quiropraxia (sem estalos), oferecendo os melhores tratamentos e uma rápida solução para o seu bem-estar.

Siga-nos nas
Redes Sociais:
Rolar para cima
Posso ajudar?