Fisioterapia Especializada
Você já deve ter ouvido falar muito sobre Fisioterapia. Ainda mais em tempos de Copa do Mundo como esse que estamos vivendo. Mas afinal o que é a Fisioterapia, e para que serve?
A Fisioterapia é uma profissão responsável por auxiliar na recuperação de doenças do sistema músculo-esquelético (articulações, tendões, músculos), do sistema nervoso central (Derrames cerebrais, Parkinson entre outros), do sistema respiratório (Bronquite, Covid, entre outros), do sistema reprodutor (incontinência urinária, fecal, dores na relação). E hoje vou falar um pouco mais sobre a Fisioterapia Musculo-esquelética e os diferenciais nos tratamentos.
Muita gente já precisou de Fisioterapia em algum momento da vida, seja por um entorse de tornozelo, uma cirurgia de joelho ou uma dor na coluna. Mas muitas vezes, ou na maioria das vezes, os pacientes acabam terminando o “pacote” de sessões e não obtém o resultado que estavam esperando. Será que foi culpa da Fisioterapia?
Eu digo que depende. Em muitos casos o tratamento proposto acaba sendo um tratamento “passivo”, e o que é isso? É um tratamento que se baseia na utilização apenas de correntes elétricas (o famoso choquinho), gelo, alongamentos e alguns poucos exercícios. E o porquê que esse “tipo” de Fisioterapia acaba sendo mais ineficaz?
Os recursos que temos da eletrotermofototerapia (choquinho, laser, ultra som) são recursos fantásticos, que auxiliam e muito na cicatrização do tecido lesionado, mas não devem ser utilizados em praticamente toda a sessão. São recursos que auxiliam, mas o carro chefe da Fisioterapia se chama EXERCÍCIO! Afinal de contas, nosso corpo foi feito para se movimentar, então ao deixar ele parado, estamos fazendo o oposto do que ele precisa.
Então a Fisioterapia Especializada se baseia e muito na prescrição de exercícios, na correção de movimentos que estejam sobrecarregando a articulação dolorosa, na busca de estratégias que possam fazer o paciente continuar, e não parar, de fazer a atividade que gosta sem gerar um quadro de dor maior. E isso é feito após analisar o movimento, após fazer uma série de testes, sejam eles de força, de amplitude de movimento, de tempo de reação. Muitos pacientes que eu já atendi, ao final da sessão estão cansados, suados, porque foram colocados em situações de treino, sempre levando em consideração a dor e fase do tratamento, para enfim utilizar de algum recurso como o laser por exemplo, que é um excelente recurso para estimular a cicatrização local.
A Fisioterapia Especializada esteve nas manchetes durante a Copa do Mundo. Quem não se lembra que o nosso craque Neymar teve uma entorse de tornozelo importante e foi questionado se ele teria condições de voltar a jogar a Copa. E ele voltou, graças a uma equipe multidisciplinar e muita, mas muita Fisioterapia. Foram necessárias muitas horas de dedicação dele e dos profissionais para dar a ele a chance de continuar a disputar os jogos. E após 10 dias da lesão ele estava em campo novamente e nos ajudou a quase chegar a mais uma semifinal do torneio.
Se o Brasil não saiu da Copa maior do que entrou de uma coisa eu tenho certeza, a Fisioterapia Brasileira saiu GIGANTE. Nossos profissionais são considerados um dos melhores do mundo quando falamos de reabilitação esportiva.
Portanto se você já passou com algum Fisioterapeuta e por algum motivo não conseguiu o resultado que desejava, fique calmo, existem milhares de excelentes profissionais no nosso país e eu tenho certeza que você irá encontrar um para lhe ajudar.
E lembre-se de algumas dicas:
- Repouso NÃO é tratamento;
- Movimento É vida;
- A Fisioterapia pode te ajudar, mas precisa da sua cooperação também.