Existe postura ideal?

Postura Ideal

Você com certeza já ouviu de mais de uma pessoa que deveria se preocupar da maneira como se senta, da maneira como abaixa para pegar algo no chão, e que fazer isso da maneira “errada” seria prejudicial e danoso para a sua coluna vertebral. Será que é isso mesmo?

A dita “postura ideal” vem sendo orientada por profissionais da saúde e acabou se tornando um lema no ambiente laboral e mesmo dentro de casa. Se sentar nos ossinhos do bumbum, contrair o abdômen e evitar flexionar a coluna para pegar algo no chão são alguns dos exemplos mais comuns dessas orientações. Mas não é bem assim.

Primeiramente gostaria de dizer que NÃO existe uma postura ideal. Sei que isso pode assustar muita gente, mas não sou eu Thomas que estou dizendo isso. Diversos estudos tem comprovado cada vez mais que a “postura ideal” é sempre a próxima. E o que isso quer dizer? Se sentar de maneira relaxada, com uma perna cruzada sobre a outra não é um problema, e podemos fazer isso sem nos preocupar. O que é mais importante do que buscar a tal postura ideal e variar posições ao longo do tempo em que você precisa ficar sentado. Explico melhor.

Se você precisa ficar por 3 horas sentado trabalhando é mais interessante e vantajoso para sua coluna variar posições a cada 40 minutos, 1 hora sentado. E como podemos fazer isso? Se você gosta de se sentar com as pernas cruzadas pode ir variando qual perna vai ficar sobre a outra ao longo desse período. E além dessa variação de posição é importante também se levantar e fazer uma pequena caminhada até o banheiro, para buscar uma água ou um café. Esse “simples” ato de se movimentar é muito benéfico para o corpo, pois estimula a produção de líquido sinovial (que nutre as articulações) e mantém o bom funcionamento das articulações.

Portanto se você, como a grande maioria das pessoas, passa muito tempo sentado na frente de um computador, busque sempre trocar as posições e busque se levantar, caminhar e se movimentar um pouco afim de proteger a sua coluna.

E o que dizer do cuidado ao abaixar para pegar um simples objeto? Essa crença de que abaixar flexionando a coluna pode gerar uma hérnia de disco, ou pode prejudicar a coluna também é apenas isso, uma crença. E a ciência hoje já nos respalda para orientar os pacientes a abaixar normalmente, flexionando a coluna e pasmem, sem precisar contrair o abdômen. E por que essa orientação está mudando?

Vamos falar primeiro sobre o abdômen. No início dos anos 2000 um grupo de pesquisadores da Austrália identificou que havia um atraso na contração de uma musculatura profunda do abdômen nos pacientes com dor lombar. E após essa pesquisa a fisioterapia focou no trabalho de ativação dessa musculatura em pacientes com dor lombar por muitos anos. Porém hoje já sabemos que não existe diferença entre pacientes que façam fortalecimento global (academia) e pacientes que foquem nessa musculatura. Com isso esse cuidado extra para abaixar passa a ser desnecessário.

Mas e a coluna? Posso dobrar ela normalmente?

Com certeza! Nossa coluna é MUITO forte e capaz de suportar as cargas que colocamos nela. Pegar algum objeto no chão dobrando os joelhos e não dobrando a coluna pode gerar um medo do movimento na pessoa, o que acaba levando a um quadro de sedentarismo, que é o grande problema para pacientes com dor lombar.

Portanto fique tranquilo ao se sentar, lembre-se de variar a posição e de levantar após passar 1 hora sentado, e não se preocupe em dobrar a coluna e nem contrair o abdômen para pegar algo no chão.

Se você está com dores é fundamental buscar auxílio de um bom Fisioterapeuta para lhe auxiliar nessa etapa.

https://livefisio.com.br/post/postura-ideal–isso-nao-existe-#:~:text=Profissionais%20da%20sa%C3%BAde%20alertam%20que,tem%20a%20sua%20pr%C3%B3pria%20postura.

Somos uma clínica de alta performance com foco na dor, com especialização em fisioterapia e quiropraxia (sem estalos), oferecendo os melhores tratamentos e uma rápida solução para o seu bem-estar.

Siga-nos nas
Redes Sociais:

Somos uma clínica de alta performance com foco na dor, com especialização em fisioterapia e quiropraxia (sem estalos), oferecendo os melhores tratamentos e uma rápida solução para o seu bem-estar.

Siga-nos nas
Redes Sociais:
Rolar para cima
Posso ajudar?