Exames de imagem e a dor Lombar

Exames de imagem são muito comuns para o diagnóstico das dores lombares. Mas será que eles são realmente necessários?

Existem três principais exames que costumam ser solicitados para o paciente com dor lombar.

O raio x, que é o exame mais básico, avalia a questão estrutural da coluna, ou seja, os ossos da região lombar.

A tomografia é um exame mais sofisticado que o raio x e tem como objetivo avaliar de maneira mais minuciosa a parte óssea também.

E o mais moderno deles é a ressonância magnética, que tem como objetivo avaliar principalmente os tecidos moles, discos intervertebrais, ligamentos, músculos e outros.

E esses exames são muito frequentemente solicitados ao paciente com dor lombar, mas será que realmente são necessários? Ou será que estamos vendo uma grande quantidade
de exames sendo prescritos que estão levando a um quadro de mais dor e ansiedade?

Alguns estudos já identificaram que a realização de exames como raio x e a ressonância magnética feitos de maneira precoce em pacientes com dor NÃO levou a uma melhora do quadro de dor e função desses pacientes após um período de 12 meses. O que nos leva a pensar que esses pacientes NÃO precisariam terem realizado esse tipo de exame, e sim um exame físico mais preciso para realmente auxiliar no tratamento das dores lombares.

Um outro estudo identificou que metade dos indivíduos sem dor lombar da amostra da pesquisa, apresentaram uma degeneração grave dos discos ao realizar um exame de
imagem. E o que isso nos mostra? Que a lesão, nesse caso a degeneração, NÃO é sinônimo de DOR. Vou explicar um pouco melhor, nem todo mundo que tem dor tem alguma lesão, assim como nem todo mundo que tem lesão tem dor.

Parece complicado, mas não é. Hoje em dia estamos sempre buscando a causa da dor, como se essa dor tivesse a obrigação de ter uma origem anatômica, uma protusão, uma hérnia ou algo do tipo. Mas em se tratando de dor lombar não é bem assim. A dor lombar é uma patologia multifatorial, o que é isso, tem como origem diversos fatores, não somente o fator anatômico! Outros fatores MUITO importantes e ligados a dor lombar são a qualidade do sono, o nível de stress, a falta de atividade física, a má alimentação e uma hidratação inadequada. Esses fatores contribuem muito mais para o aparecimento de uma dor lombar do que uma alteração no exame de imagem propriamente dita.

Se hoje você está com uma crise de dor lombar, se acalme procure um bom profissional fisioterapeuta para lhe auxiliar e se realmente for necessário um exame de imagem vai auxiliar, do contrário um bom exame físico e um bom tratamento individualizado são a combinação ideal que você necessita para retornar a sua rotina sem dores!

Somos uma clínica de alta performance com foco na dor, com especialização em fisioterapia e quiropraxia (sem estalos), oferecendo os melhores tratamentos e uma rápida solução para o seu bem-estar.

Siga-nos nas
Redes Sociais:

Somos uma clínica de alta performance com foco na dor, com especialização em fisioterapia e quiropraxia (sem estalos), oferecendo os melhores tratamentos e uma rápida solução para o seu bem-estar.

Siga-nos nas
Redes Sociais:
Rolar para cima
Posso ajudar?