Baropodometria

Você já deve ter ouvido falar sobre o “teste da pisada”, mas você sabe o que é e para que serve esse teste?

O teste da pisada é chamado de Baropodometria, e consiste numa avaliação da pressão que exercemos na sola dos pés, de maneira estática e dinâmica. Para realizar o teste é necessário utilizar uma plataforma de força que vai captar exatamente quais partes do pé tem uma pressão excessiva e em quais partes do pé jogamos mais peso ao caminhar. 

A baropodometria é um teste rápido e eficaz e é o padrão ouro, ou seja, não existe maneira melhor para avaliar os pés atualmente. 

No exame é possível avaliar e identificar o tipo da pisada, seja ela uma pisada neutra, supinada ou pronada. E o que são esses tipos?

A pisada neutra se dá quando o contato do pé no chão é bem distribuído entre o calcanhar, o meio e a parte da frente do pé. É possível identificar uma homogeneidade da pressão plantar. Já nos casos de pisada supinada a pessoa apresenta uma alteração na pressão plantar, tendo mais pressão no calcanhar e na parte da frente do pé, e pouco ou nada de pressão na parte central. E finalmente a pisada pronada é caracterizada pelo oposto da supinada, uma vez que existe muita pressão no pé todo, desde o calcanhar, passando pelo meio do pé e chegando na parte da frente do pé, é o chamado “pé chato”. 

E pra quem é indicado realizar esse teste? Para pessoas que sofrem de dores nos pés e tornozelo esse exame é fundamental para identificar se existe alguma alteração na mecânica dos pés que possa estar levando a um quadro de dor. Pessoas que tem artrose nos joelhos também são beneficiadas com o teste pois em muitos casos existe uma alteração nos pés que leva a um aumento da sobrecarga no joelho e consequentemente um aumento na dor. E ao identificar essas alterações o tratamento se torna muito mais eficaz e preciso.

Pessoas com diabetes tem muita indicação para fazer o exame de baropodometria, pois a diabetes leva a uma diminuição da sensibilidade nos pés, podendo favorecer o surgimento de uma úlcera de pressão. E com o mapeamento dos pés é possível tirar a pressão e a carga da região ulcerada e assim estimular a cicatrização da mesma. 

Atletas também são beneficiados ao realizar o exame, uma vez que no esporte, seja ele de alto rendimento ou recreacional, com uma avaliação minuciosa dos pés é possível planejar estratégias e treinamentos para potencializar o desempenho esportivo. 

O exame pode ser realizado tanto em crianças como nos adultos. No caso das crianças ele é realizado quando os pais identificam alguma alteração no caminhar da criança, seja essa alteração nos dois pés ou somente em um. 

O exame é realizado em duas etapas. Inicialmente a pessoa fica parada em cima da plataforma e são coletados os dados da pressão nos pés, da porcentagem de peso em cada perna e em cada região dos pés, assim como oscilações de equilíbrio. Na segunda etapa é realizado o teste dinâmico, onde é analisado um passo de cada vez, para identificar o trajeto do peso corporal durante o passo e suas possíveis consequências. 

Após finalizar o teste de baropodometria, um laudo é emitido com o objetivo de auxiliar no tratamento do paciente, que pode vir a ser com o uso de uma palmilha, exercícios específicos, ou a terapia que o Fisioterapeuta indicar para o tratamento. 

https://www.minhavida.com.br/materias/materia-21453

Somos uma clínica de alta performance com foco na dor, com especialização em fisioterapia e quiropraxia (sem estalos), oferecendo os melhores tratamentos e uma rápida solução para o seu bem-estar.

Siga-nos nas
Redes Sociais:

Somos uma clínica de alta performance com foco na dor, com especialização em fisioterapia e quiropraxia (sem estalos), oferecendo os melhores tratamentos e uma rápida solução para o seu bem-estar.

Siga-nos nas
Redes Sociais:
Rolar para cima
Posso ajudar?