Você com certeza já ouviu falar que correr é prejudicial a nossa coluna. Mas e se eu te disse que é exatamente o oposto, que correr faz BEM para a coluna, isso mesmo que você leu, corrida é uma excelente atividade para a manutenção de uma boa coluna e vou te explicar o porquê.
Por muito tempo se acreditava que a corrida era danosa aos discos intervertebrais (que funcionam como um amortecedor da coluna) e as articulações devido ao tão falado impacto decorrente do ato de correr.
Em 2017 foi publicado uma pesquisa com um grande número de participantes que visava identificar de fato se a corrida era prejudicial ou não para a coluna. Eles dividiram os participantes em 3 grupos: corredores que faziam de 20-40km por semana, outro grupo de corredores que faziam mais do que 50km por semana e um grupo de não atletas.
Foram analisadas imagens da coluna dos participantes e foram coletadas algumas informações, como qualidade do disco intervertebral, hidratação dele.
E como resultado foi identificado que a corrida promoveu uma melhor hidratação dos discos intervertebrais, assim como o fortalecimento deles, tudo isso em comparação com o grupo de não atletas.
Essa pesquisa nos dá ainda mais segurança para prescrever e orientar os pacientes a prática de corrida. Ela é uma atividade segura, e muito protetora para nossas articulações.
Se você gosta de correr, porém está parado devido a alguma dor na coluna saiba que não só é possível retornar como é muito importante para a recuperação das suas dores a retomada nos treinos de corrida, claro que inicialmente esses treinos precisam ser monitorados a fim de promover um retorno mais seguro para o paciente.
Eu como um apaixonado pela corrida já tive também dores na coluna e até um episódio de travamento da lombar, porém a corrida nunca saiu da minha rotina. Juntamente com o tratamento fui retornando gradualmente aos treinos e hoje sigo na minha rotina de uma média de 40km por semana.
Boas informações são fundamentais para o sucesso do tratamento e para a melhoria da nossa saúde!